Elas são repugnantes, nojentas, grandes, pequenas, estão em todos os lugares, transmitem doenças e o pior.......elas voam!!!
São comuns no mundo todo e fazem vôos curtos. Podem ficar até 90 dias sem comida e 40 dias sem água. Acredita-se que tenham vindo da África em navios negreiros.
Poucos bichos são tão liberais quanto as baratas quando se trata de alimentação. Elas comem praticamente tudo. E isso inclui coisas bizarras como cola, fezes, papel, couro, outras baratas e cerveja azeda quente, que é seu alimento preferido. (A única coisa que odeiam é pepino - sabe-se lá por quê.) E elas também curtem comer seres humanos - vivos ou mortos. Sim, elas "mordem"gente viva (que está dormindo) - sempre nas extremidades: dedão e sola dos pés, unhas e palmas das mãos. Também há relatos de baratas que comem cílios. Elas não têm dentes, mas usam sua forte mandíbula para raspar as superfícies até deixar buracos doloridos. Também podem se alimentar de restos de comida, especialmente de leite seco na boca de bebês que estão dormindo. As crianças são mais suscetíveis por terem o sono mais pesado, mas adultos também não escapam. Se você é do tipo que curte tomar cerveja e comer salgadinho no sofá e acaba dormindo por lá mesmo, chegou a hora de repensar sua vida.
CURIOSIDADES BARATAS
- As baratas podem viver até um mês sem a cabeça, e acabam morrendo de sede.
- As baratas aguentam até dez vezes mais radiação do que o ser humano.
- Uma barra de chocolate comum contém em médio 8 resíduos de baratas.
- Cólera, herpes, hepatite, diarreia, são algumas doenças transmitidas pelas baratas.
- As baratas possuem pequenos pelos no abdômen que detectam vibrações no ar, ajudando a descobrir se algum inimigo ou chinelo se aproxima.
CICLO DE VIDA
Em seus dois anos de vida, a barata gera até 20 ninhadas. Em cada uma, produz uma bolsa com até 20 ovos - a chamada ooteca.
Guardado em frestas ou atrás de móveis, cada ovo dará origem a uma ninfa. Esta barata jovem trocará de pele várias vezes até virar adulta.
Abaixo, uma sequencia de fotos de uma barata botando seus ovos....o milagre da vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário